As cidades mais inteligentes do mundo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Viver nas cidades já se tornou o mais comum modo de vida moderno e a tendência é que pelo menos 2/3 das pessoas estejam morando nos centros urbanos nos próximos anos. Isso mostra a relevância de se discutir o planejamento das cidades e, principalmente, o conceito das “smart cities”. 

Mas o que é ser uma cidade inteligente?

O conceito surgiu nos anos 1990 e é usado para definir cidades que usam tecnologia para gerir melhor recursos e pessoas. Além de impulsionar o desenvolvimento econômico, o objetivo é melhorar a qualidade de vida das pessoas. Seja do ponto de vista social, ambiental ou econômico. 

As dez cidades mais inteligentes do mundo

Segundo o último relatório (2021) do Intelligent Community Forum (ICF), essas são as 10 cidades mais inteligentes do mundo:

1- Adelaide (Austrália)
2- Alexandria Lakes (EUA)
3- Belfast (Irlanda do Norte)
4- Binh Duong Smart City (Vietnã)
5- Coquitlam (Canadá)
6- Curitiba (Brasil)
7- Durham (Canadá)
8- Fairlawn (EUA)
9- Fredericton (Canadá)
10- Langley (Canadá)

Das cidades brasileiras, somente Curitiba (Paraná) configura na lista. O IFC é uma organização sem fins lucrativos para pesquisa de políticas de cidades inteligentes, focada na criação de empregos e desenvolvimento econômico sustentável. As cidades foram selecionadas com base em dados quantitativos e qualitativos submetidos ao ICF e por uma pesquisa independente, que é avaliada por um grupo de analistas.

E, para você, o que é uma cidade inteligente?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *