Como a pandemia impactou os deslocamentos nas cidades?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Foi para responder essa pergunta que o Centro de Excelência BRT+  e a WRI Brasil realizaram um levantamento em nove cidades latino-americanas: Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo, Bogotá, Buenos Aires, Lima, Quito e Santiago.

A pesquisa destacou vários dados interessantes, dá só uma olhada:

  • Próxima de zero no momento anterior à pandemia, a realização da atividade principal (em geral, trabalho ou estudo) de casa se tornou a parcela mais significativa da distribuição modal entre os entrevistados nas nove cidades, sendo inclusive superior a 50% em quase todas. São Paulo (72%) e Buenos Aires (69%) são as cidades onde os participantes da pesquisa mais passaram a realizar a atividade principal de casa
  • Por outro lado, um olhar mais apurado sobre a renda dos participantes do questionário revela uma realidade desigual: embora a amostra das cidades brasileiras tenha sido pequena para alguns dos estratos de renda, os resultados indicam que a população mais vulnerável continuou se deslocando mais durante a pandemia, consequentemente ficando mais exposta ao vírus – o que pode ter sido um dos motivos para o maior número de mortes por Covid-19 nos bairros periféricos.
  • Chama a atenção a drástica diminuição no uso do transporte coletivo em todas as cidades, algo que está gerando consequências econômicas graves para vários dos sistemas. Nas nove cidades, mais de 50% dos participantes afirmaram ter reduzido a frequência com que utilizam o transporte coletivo, chegando a 82% dos participantes em São Paulo.
  • Enquanto nas cidades brasileiras e em Santiago, uma maioria dos entrevistados relatou ter diminuído o número de deslocamentos a pé e por bicicleta, as outras cidades latino-americanas tiveram aumentos superiores a 30% no uso de pelo menos um destes modos.

    Uma segunda fase da pesquisa já está sendo realizada e dados obtidos devem ser divulgados em breve. Veja mais informações aqui:  https://wribrasil.org.br/pt/blog/cidades/pesquisa-internacional-revela-impactos-da-pandemia-nos-deslocamentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *