Os desafios do líder de agora

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

A pandemia acelerou muitos movimentos dentro das empresas e está impulsionando uma nova geração de líderes, com uma gestão mais humanizada e empática. O novo contexto mundial fez todo mundo sair da zona de conforto e se adaptar de forma ágil a um cenário bastante diferente do anterior. Em tempo recorde, muitos líderes tiveram que aprender a gerenciar suas equipes de forma remota e a ser um guia mesmo em tempos de tanta incerteza.  

Assumir que não se tem todas as repostas pode ser um passo difícil, mas que abre muitas portas para uma gestão mais humana. Deixar a posição de super-herói e assumir sua vulnerabilidade aproxima o gestor de sua equipe, dá espaço para a escuta e oferece a oportunidade para uma troca mais colaborativa e menos hierarquizada.  

Não dá para falar de empresas sem falar de pessoas e, portanto, repensar o modelo atual de liderança é um dos temas mais urgentes do mundo corporativo. O SEBRAE elencou os principais desafios para os líderes atuais, confira: 

  • Gestão humanizada: líderes devem exercitar suas “soft skills”, como flexibilidade, adaptabilidade, colaboração, empatia e resiliência 
  • Gestão financeiranesse cenário de crise é importante saber reavaliar custos e fornecedores, automatizar processos e investir em áreas vitais 
  • Comunicação: Antes de falar qualquer coisa, seja para os seus clientes ou para seus colaboradores, entenda qual linguagem é melhor interpretada por eles. Seja coerente e peça feedbacks! 

E, para você, qual a habilidade mais importante para o líder de agora? 

Uma resposta

  1. Habilidade analítica com foco na cadeia de acontecimentos, buscando ajustes pontuais e adaptação de rotinas pré-existentes, moldar sua estrutura informatizada às necessidades da nova era “home-office” e como costumo dizer, ” tendência é o que vem sem volta…”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *